logo_labjuta_2021_06

Parceiros

Centro de Estudos Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC Cidades Saudáveis - USP)

 

O CEPEDOC Cidades Saudáveis foi criado no ano 2000 e procurava incorporar naquele período histórico as premissas de iniciativas de promoção da saúde e de cidades saudáveis que vinham se dando em nível mundial, desde o final dos anos de 1970, especialmente no Canadá. Um grupo de pesquisadores, estudantes, professores vinculados à Faculdade de Saúde Pública já vinham aprofundando a temática das cidades e sua articulação com a promoção da saúde. O escopo do trabalho do centro consiste em organizar e divulgar a informação existente sobre a Promoção da Saúde e Cidades Saudáveis bem como articular uma agenda permanente de eventos para o intercâmbio e cooperação mútuos entre as cidades e instituições, promovendo assim uma rede de comunicação entre cidades.

Central de Movimentos Populares (CMP) 

 

A Central de Movimentos Populares (CMP) é uma organização fundada em 1993, a partir de um processo histórico de resistência dos movimentos populares em defesa da reforma urbana e de um projeto democrático-popular para o Brasil. A CMP está presente em 19 estados brasileiros e congrega diversos movimentos populares urbanos, como de moradia, saúde, mulheres, negros(as), juventude, economia solidária, defesa dos direitos das crianças e adolescentes e associações de moradores, dentre outros. Os movimentos populares, pela atuação na CMP, fortalecem suas lutas específicas e, ao mesmo tempo, constroem lutas comuns de caráter geral, com objetivo de conquistar políticas públicas com participação popula

Escola Popular de Planejamento da Cidade (UNILA)

 

A Escola Popular de Planejamento da Cidade-EPPC nasce em 2015 como projeto de extensão de ação-pesquisa colaborativa e interdisciplinar com atuação ao redor dos conflitos fundiarios urbanos e rurais em territórios interioranos, em específico, na  tríplece fronteira do Paraná-Iguaçu, composta por estudantes, técnicos e docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, bem como membros da comunidade externa da região trinacional.

Frente de Luta por Moradia (FLM) 

 

A Frente de Luta por Moradia — FLM é um coletivo de movimentos autônomos fundado na cidade de São Paulo, em 2004. Fundamenta a sua prática organizacional na defesa do direito à cidade e à moradia. Desde então, atua na organização de famílias sem-teto em diversas regiões, por meio de jornadas pelo acesso à moradia. Ao longo dos anos avançou na construção de propostas de defesa de moradores nas áreas urbanizadas, IPTU progressivo para propriedades abandonadas, moradias provisórias em imóveis abandonados, contra a corrupção imobiliária; além da implantação de programas habitacionais com financiamentos justos.

Facebook: https://www.facebook.com/frentedelutapormoradia/

Instagram: https://www.instagram.com/flmbrasil/ (@flmbrasil)

Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

 

O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos é uma organização que, desde 1988, atua junto a pessoas de baixa renda que possuem seus direitos violados, conferindo a esta população o papel de protagonista social. Atualmente, conta com quatro projetos: ‘Moradia Digna’, que faz a assessoria jurídica e social em defesa de famílias moradoras de cortiços, favelas e ocupações ameaçadas de despejos, reintegração de posse e outras formas de remoções forçadas; ‘Trabalhadores Ambulantes’, que contribui com orientações jurídicas e sociais, atividades formativas e articulações em rede a fim de incidir em políticas públicas de regulamentação e apoio ao trabalho digno; ‘Programa Reviravolta’, que contribui com a população em situação de rua em busca de inserção social e de trabalho; e ‘Defendendo Direitos’, que tem como foco a construção de estratégias para enfrentamento da criminalização e violências contra defensores de direitos humanos.

fb - https://www.facebook.com/centrogaspargarcia 

insta - https://www.instagram.com/centrogaspargarcia/

Laboratoire Architecture Ville Urbanisme Environnement (LAVUE)

 

O Laboratoire Architecture Ville Urbanisme Environnement (LAVUE) é um laboratório de pesquisa em ciências sociais especializado em questões relacionadas com o mundo urbano e a sua transformação, tanto no Norte como no Sul. Aborda questões contemporâneas de territórios periurbanos de uma perspectiva resolutamente multidisciplinar, uma vez que investigadores e doutorandos dos campos da geografia, sociologia, antropologia, arquitectura, planeamento urbano e história trabalham em conjunto. As formas como as zonas urbanas e peri-urbanas são feitas e renovadas, o desenvolvimento de desigualdades e práticas de emancipação estão no centro de questões que são sempre consideradas com vista a contribuir para o debate público. Vários temas de investigação são assim abordados, sempre numa perspectiva simultaneamente crítica e de grande importância para o significado dado pelos actores - cidadãos ou profissionais - às suas práticas e projectos.

Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade/USP)

O LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade – é um laboratório de pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo,​ ​atualmente coordenado pelas professoras Paula Freire Santoro e Raquel Rolnik. O laboratório tem como foco de atuação o acompanhamento crítico das políticas urbanas e habitacionais, particularmente em São Paulo e ​em outras regiões metropolitanas brasileiras assim como a intervenção direta no debate público a respeito das mesmas e ações desenvolvidas em r​e​de com parceiros, tanto com grupos de pesquisa ​de outras universidades do país, como com ONGs, coletivos, escritórios modelo e de assist​ência técnica​, entre outros​.

Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis/UFABC)

 

As atividades principais do LabGRis consistem em promover investigações interdisciplinares sobre riscos e desastres (socioambientais e tecnológicos) envolvendo: 

  • Estudos sobre dinâmica dos processos perigosos mais significativos no território brasileiro.
  • Pesquisas para compreensão de como ocorre a construção dos riscos.
  • Desenvolvimento de métodos para conhecimento de riscos, a exemplo da cartografia geotécnica e de indicadores e técnicas de avaliação e análise de risco.
  • Estudos sobre processos de tomada de decisão e de formulação de políticas públicas para a gestão de riscos

Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (LabHab/USP)

 

Criado em 1996, o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (LabHab) iniciou suas atividades com a intenção de interligar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em um mesmo espaço, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas habitacionais, urbanas e ambientais para a histórica desigualdade territorial brasileira. O LabHab conta com uma equipe regular de professores e estudantes. Além disso, conta com um grupo mais amplo de pesquisadores associados, que participam de debates e seminários temáticos e pesquisas específicas. Desse grupo amplo fazem parte arquitetos e urbanistas, engenheiros, economistas, sociólogos, advogados, geógrafos e estudantes dessas áreas, com experiências que variam entre políticas públicas, militância em movimentos sociais e atuação acadêmica. Como o objeto é interdisciplinar, o LabHab abre oportunidades para colaborações intradepartamentais e interepartamentais da FAUUSP e interunidades da USP e de outras universidades e institutos, de modo a melhor cumprir seus objetivos, absorvendo e respeitando processos de investigações correlatas.

Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (LEPUR/UFABC)

 

O LEPUR – Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais – é um espaço voltado às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do planejamento urbano e regional. É uma iniciativa interdisciplinar e reúne pesquisadores vinculados principalmente ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. Principais linhas de pesquisa: Planejamento, Política e a (re)produção capitalista do espaço urbano; Assentamentos precários: dimensão do problema e intervenção; Planejamento, governança e financiamento das áreas metropolitanas; Política urbana sociedade e natureza.

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

 

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que há 21 anos luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Somos um movimento formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária. Acreditamos que a reforma urbana é um meio, um instrumento; ela faz parte da luta maior da classe trabalhadora para construir uma sociedade diferente, com igualdade, dignidade e direitos para todos: a sociedade socialista. Para o MLB, a luta pela moradia é o motor principal da luta pela reforma urbana, pois através dela conseguimos mobilizar milhares de pessoas, pressionar os governos e chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo povo pobre nas grandes cidades. Nesse sentido, tem importância fundamental a organização e realização das ocupações. A ocupação educa o povo para a necessidade de lutar organizado e desenvolve o espírito de trabalho coletivo. Ocupar é um ato de rebeldia, de confronto com a ordem estabelecida, de questionamento à sagrada propriedade privada capitalista. Logo, enquanto morar dignamente for um privilégio, ocupar é um dever!

Movimento Nacional de Lutas em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR)

 

A Assembleia de Lançamento do MNLDPSR foi realizada em 16 de dezembro de 2020, com a presença de cidadãos com vivência, trajetória ou em Situação de Rua, profissionais das mais variadas áreas, lideranças comunitárias, acadêmicos, Representantes da Sociedade Civil Organizada, Ativistas e Militantes da Causa dos Direitos Humanos, enfim, Cidadãos que representaram toda a Sociedade.

Alicerçado nos Princípios da Democracia e da Liberdade expressos na Constituição

Federal de 1988, em seu Artigo 5°, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Valores e Ideais da Igualdade, Tolerância e Respeito, da Não Discriminação e contra toda expressão/manifestação preconceituosa ou estigmatizante, seja de Gênero, Etnia, Credo, Orientação Sexual, Ideologia ou Cultura. O MNLDPSR está presente nas Cincos Regiões do Território Nacional. Onde uma pessoa em situação de rua estiver em vulnerabilidade social, sanitária e ou mental, buscando sempre estimular seu protagonismo e autonomia. Somos um Movimento Social e Popular Suprapartidário, que defende as Políticas Públicas já existentes e a criação de outras, se fazendo presente nos Conselhos e Fóruns Municipais, Estaduais, Federais, para atender as demandas das Pessoas em Situação de Rua, oficialmente tipificada no Decreto Federal 7.053 de 23 de dezembro de 2009.

Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC)

 

O Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) luta pelo direito fundamental à moradia no território da grande São Paulo desde 2000. Atende mais de duas mil pessoas, entre adultos, crianças e jovens. Moradia não se resume à propriedade física, mas também diz respeito à vida familiar, segurança, saúde, educação, mobilidade, convivência comunitária, cultura e lazer. Entre nossos apoiadores estão grupos de apoio à luta por moradia, universidades, jornalistas, artistas, arquitetos e arquitetas, profissionais da saúde, educadores e educadoras, coletivos de sustentabilidade.

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

 

O MTST ou Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, surge em 1997 organizando trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem: os bairros periféricos. A luta pelo respeito ao direito constitucional de moradia é o objetivo central e dele, reforçam a resistência por justiça social para toda a classe trabalhadora.

Protestamos contra a desigualdade habitacional nas cidades, onde poucas pessoas possuem mais de um imóvel enquanto muitas estão sem teto e por isso, reivindicamos uma Reforma Urbana. Em sua essência o movimento busca a partir de ocupações de espaços públicos abandonados discutir questões ligadas ao direito à moradia digna para todos que, infelizmente, tem o seu direito à um lar tolhido devido à especulação imobiliária. Também fazem parte da pauta a luta contra o capitalismo, o acúmulo de riqueza, o direito à educação e a saúde. Tudo visando, essencialmente, uma mudança estrutural da nossa sociedade, exigindo do estado políticas transformativas e pontuais.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto está presente em 14 estados do país. MTST, a luta é pra valer!

Peabiru Trabalhos Comunitários Ambientais

 

A Peabiru TCA é uma assessoria técnica de organização autônoma e multidisciplinar,  que procura estabelecer uma relação de troca entre os saberes técnico e popular. Articula-se em nível nacional no campo da Reforma Urbana, incidindo em espaços públicos de decisão política e construindo processos participativos na produção de cidades. Seu objetivo é contribuir para a universalização do direito à cidade e à moradia digna, por meio da construção e efetivação de políticas públicas e da assessoria técnica voltadas a populações vulneráveis, a organizações populares e sociais.

Transborda UNIFESP

 

Estudos da urbanização crítica e análise dos conflitos e contradições da produção do espaço, a partir de múltiplas dimensões: a) jurídico-política: sistema de justiça e direito de propriedade; disputas por direitos e produção de normatividade no cotidiano; b) economia política: neoliberalismo e financeirização; contradição entre capital, terra e trabalho; c) institucional: Estado, políticas públicas, regulação e mediação de interesses; d) subjetividades políticas e experiência do conflito.

Taubman College 

 

O Taubman College de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Michigan visa criar um ambiente mais bonito, inclusivo e melhor para as gerações futuras. Por meio de educação e pesquisa interdisciplinar, preparamos graduados para cargos de responsabilidade em um amplo espectro de profissões, organizações e instituições que moldam o ambiente construído em escalas que variam do local ao global.

Em busca desses ideais por mais de 100 anos, o Taubman College oferece aos alunos do estado, do país e de todo o mundo um complemento de programas de graduação disciplinares e interdisciplinares que variam de pré-profissional, pós-profissional e doutorado. Nossos professores, funcionários e alunos comprometidos e enérgicos formam uma comunidade diversificada, criativa e colaborativa dentro da Universidade de Michigan, uma das maiores universidades de pesquisa do mundo.

O Taubman College tem uma longa tradição educacional que combina design e tecnologia. Hoje, continua a promover uma visão ampla da arquitetura e do planejamento urbano e regional no contexto de uma grande instituição de pesquisa.

União dos Movimentos de Moradia (UMM)

 

A União dos Movimentos de Moradia (UMM) foi fundada em 1987 com o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. É uma articulação de movimentos que atuam na área de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões, ocupações e loteamentos. Sua atuação iniciou-se pela capital e Região Metropolitana e hoje atinge outras regiões do estado de São Paulo.

Facebook: @umm.sp1

Coletivo Mola

O MOLA é um coletivo de Assessoria Técnica Popular e atividades socioculturais que atua na Região Metropolitana de São Paulo desde 2019. O coletivo é formado por um grupo de jovens de diferentes profissões e formações, que atuam no sentido de se somar à luta pelo direito à moradia digna e à cidade, além da centralidade da cultura na formação e transformação dos sujeitos e do coletivo.

International Institute for Environment and Development (IIED)

 

O Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) é uma organização de pesquisa independente que tem como objetivo produzir mudanças positivas em escala global.

Nós realizamos pesquisas originais e rigorosas que ajudam a impulsionar o progresso, apoiar o desenvolvimento sustentável e proteger o meio ambiente. Identificamos soluções locais que podem funcionar em escala e as introduzimos em fóruns globais.

Somos colaboradores estratégicos, inovadores, produtores de conhecimento e agentes de mudança. Nossa estratégia delineia como pretendemos crescer em escopo, alcance e reputação.

O CEPEDOC Cidades Saudáveis foi criado no ano 2000 e procurava incorporar naquele período histórico as premissas de iniciativas de promoção da saúde e de cidades saudáveis que vinham se dando em nível mundial, desde o final dos anos de 1970, especialmente no Canadá. Um grupo de pesquisadores, estudantes, professores vinculados à Faculdade de Saúde Pública já vinham aprofundando a temática das cidades e sua articulação com a promoção da saúde. O escopo do trabalho do centro consiste em organizar e divulgar a informação existente sobre a Promoção da Saúde e Cidades Saudáveis bem como articular uma agenda permanente de eventos para o intercâmbio e cooperação mútuos entre as cidades e instituições, promovendo assim uma rede de comunicação entre cidades.

Site: https://www.cidadessaudaveis.org.br/cepedoc/

A Central de Movimentos Populares (CMP) é uma organização fundada em 1993, a partir de um processo histórico de resistência dos movimentos populares em defesa da reforma urbana e de um projeto democrático-popular para o Brasil. A CMP está presente em 19 estados brasileiros e congrega diversos movimentos populares urbanos, como de moradia, saúde, mulheres, negros(as), juventude, economia solidária, defesa dos direitos das crianças e adolescentes e associações de moradores, dentre outros. Os movimentos populares, pela atuação na CMP, fortalecem suas lutas específicas e, ao mesmo tempo, constroem lutas comuns de caráter geral, com objetivo de conquistar políticas públicas com participação popular.

Site: https://cmpbrasil.org/ 
Rede social: https://www.facebook.com/cmpbrasil

A Escola Popular de Planejamento da Cidade-EPPC nasce em 2015 como projeto de extensão de ação-pesquisa colaborativa e interdisciplinar com atuação ao redor dos conflitos fundiarios urbanos e rurais em territórios interioranos, em específico, na  tríplece fronteira do Paraná-Iguaçu, composta por estudantes, técnicos e docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA, bem como membros da comunidade externa da região trinacional.

Site: http://eppc.redelivre.org.br/

A Frente de Luta por Moradia — FLM é um coletivo de movimentos autônomos fundado na cidade de São Paulo, em 2004. Fundamenta a sua prática organizacional na defesa do direito à cidade e à moradia. Desde então, atua na organização de famílias sem-teto em diversas regiões, por meio de jornadas pelo acesso à moradia. Ao longo dos anos avançou na construção de propostas de defesa de moradores nas áreas urbanizadas, IPTU progressivo para propriedades abandonadas, moradias provisórias em imóveis abandonados, contra a corrupção imobiliária; além da implantação de programas habitacionais com financiamentos justos.

Site: www.portaldaflm.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/frentedelutapormoradia/
Instagram: https://www.instagram.com/flmbrasil/

O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos é uma organização que, desde 1988, atua junto a pessoas de baixa renda que possuem seus direitos violados, conferindo a esta população o papel de protagonista social. Atualmente, conta com quatro projetos: ‘Moradia Digna’, que faz a assessoria jurídica e social em defesa de famílias moradoras de cortiços, favelas e ocupações ameaçadas de despejos, reintegração de posse e outras formas de remoções forçadas; ‘Trabalhadores Ambulantes’, que contribui com orientações jurídicas e sociais, atividades formativas e articulações em rede a fim de incidir em políticas públicas de regulamentação e apoio ao trabalho digno; ‘Programa Reviravolta’, que contribui com a população em situação de rua em busca de inserção social e de trabalho; e ‘Defendendo Direitos’, que tem como foco a construção de estratégias para enfrentamento da criminalização e violências contra defensores de direitos humanos.

Site: http://gaspargarcia.org.br 
Facebook: https://www.facebook.com/centrogaspargarcia
Instagram: https://www.instagram.com/centrogaspargarcia/

O Laboratoire Architecture Ville Urbanisme Environnement (LAVUE) é um laboratório de pesquisa em ciências sociais especializado em questões relacionadas com o mundo urbano e a sua transformação, tanto no Norte como no Sul. Aborda questões contemporâneas de territórios periurbanos de uma perspectiva resolutamente multidisciplinar, uma vez que investigadores e doutorandos dos campos da geografia, sociologia, antropologia, arquitectura, planeamento urbano e história trabalham em conjunto. As formas como as zonas urbanas e peri-urbanas são feitas e renovadas, o desenvolvimento de desigualdades e práticas de emancipação estão no centro de questões que são sempre consideradas com vista a contribuir para o debate público. Vários temas de investigação são assim abordados, sempre numa perspectiva simultaneamente crítica e de grande importância para o significado dado pelos atores – cidadãos ou profissionais – às suas práticas e projetos.

Site: https://www.lavue.cnrs.fr

O LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade – é um laboratório de pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo,​ ​atualmente coordenado pelas professoras Paula Freire Santoro e Raquel Rolnik. O laboratório tem como foco de atuação o acompanhamento crítico das políticas urbanas e habitacionais, particularmente em São Paulo e ​em outras regiões metropolitanas brasileiras assim como a intervenção direta no debate público a respeito das mesmas e ações desenvolvidas em r​e​de com parceiros, tanto com grupos de pesquisa ​de outras universidades do país, como com ONGs, coletivos, escritórios modelo e de assist​ência técnica​, entre outros​.

Site: http://www.labcidade.fau.usp.br

As atividades principais do LabGRis consistem em promover investigações interdisciplinares sobre riscos e desastres (socioambientais e tecnológicos) envolvendo: 

  • Estudos sobre dinâmica dos processos perigosos mais significativos no território brasileiro.
  • Pesquisas para compreensão de como ocorre a construção dos riscos.
  • Desenvolvimento de métodos para conhecimento de riscos, a exemplo da cartografia geotécnica e de indicadores e técnicas de avaliação e análise de risco.
  • Estudos sobre processos de tomada de decisão e de formulação de políticas públicas para a gestão de riscos

Site: https://www.facebook.com/labgrisufabc/

Criado em 1996, o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (LabHab) iniciou suas atividades com a intenção de interligar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em um mesmo espaço, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas habitacionais, urbanas e ambientais para a histórica desigualdade territorial brasileira. O LabHab conta com uma equipe regular de professores e estudantes. Além disso, conta com um grupo mais amplo de pesquisadores associados, que participam de debates e seminários temáticos e pesquisas específicas. Desse grupo amplo fazem parte arquitetos e urbanistas, engenheiros, economistas, sociólogos, advogados, geógrafos e estudantes dessas áreas, com experiências que variam entre políticas públicas, militância em movimentos sociais e atuação acadêmica. Como o objeto é interdisciplinar, o LabHab abre oportunidades para colaborações intradepartamentais e interepartamentais da FAUUSP e interunidades da USP e de outras universidades e institutos, de modo a melhor cumprir seus objetivos, absorvendo e respeitando processos de investigações correlatas 

Site: http://www.labhab.fau.usp.br

O LEPUR – Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais – é um espaço voltado às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do planejamento urbano e regional. É uma iniciativa interdisciplinar e reúne pesquisadores vinculados principalmente ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. Principais linhas de pesquisa: Planejamento, Política e a (re)produção capitalista do espaço urbano; Assentamentos precários: dimensão do problema e intervenção; Planejamento, governança e financiamento das áreas metropolitanas; Política urbana sociedade e natureza.

Site: http://lepur.com.br/ 

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que há 21 anos luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Somos um movimento formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária. Acreditamos que a reforma urbana é um meio, um instrumento; ela faz parte da luta maior da classe trabalhadora para construir uma sociedade diferente, com igualdade, dignidade e direitos para todos: a sociedade socialista. Para o MLB, a luta pela moradia é o motor principal da luta pela reforma urbana, pois através dela conseguimos mobilizar milhares de pessoas, pressionar os governos e chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo povo pobre nas grandes cidades. Nesse sentido, tem importância fundamental a organização e realização das ocupações. A ocupação educa o povo para a necessidade de lutar organizado e desenvolve o espírito de trabalho coletivo. Ocupar é um ato de rebeldia, de confronto com a ordem estabelecida, de questionamento à sagrada propriedade privada capitalista. Logo, enquanto morar dignamente for um privilégio, ocupar é um dever!

Site: https://www.mlbbrasil.org/

A Assembleia de Lançamento do MNLDPSR foi realizada em 16 de dezembro de 2020, com a presença de cidadãos com vivência, trajetória ou em Situação de Rua, profissionais das mais variadas áreas, lideranças comunitárias, acadêmicos, Representantes da Sociedade Civil Organizada, Ativistas e Militantes da Causa dos Direitos Humanos, enfim, Cidadãos que representaram toda a Sociedade.

Alicerçado nos Princípios da Democracia e da Liberdade expressos na Constituição

Federal de 1988, em seu Artigo 5°, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Valores e Ideais da Igualdade, Tolerância e Respeito, da Não Discriminação e contra toda expressão/manifestação preconceituosa ou estigmatizante, seja de Gênero, Etnia, Credo, Orientação Sexual, Ideologia ou Cultura. O MNLDPSR está presente nas Cincos Regiões do Território Nacional. Onde uma pessoa em situação de rua estiver em vulnerabilidade social, sanitária e ou mental, buscando sempre estimular seu protagonismo e autonomia. Somos um Movimento Social e Popular Suprapartidário, que defende as Políticas Públicas já existentes e a criação de outras, se fazendo presente nos Conselhos e Fóruns Municipais, Estaduais, Federais, para atender as demandas das Pessoas em Situação de Rua, oficialmente tipificada no Decreto Federal 7.053 de 23 de dezembro de 2009.

O Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) luta pelo direito fundamental à moradia no território da grande São Paulo desde 2000. Atende mais de duas mil pessoas, entre adultos, crianças e jovens. Moradia não se resume à propriedade física, mas também diz respeito à vida familiar, segurança, saúde, educação, mobilidade, convivência comunitária, cultura e lazer. Entre nossos apoiadores estão grupos de apoio à luta por moradia, universidades, jornalistas, artistas, arquitetos e arquitetas, profissionais da saúde, educadores e educadoras, coletivos de sustentabilidade.

Site: https://www.movimentosemtetodocentro.com.br

O MTST ou Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, surge em 1997 organizando trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem: os bairros periféricos. A luta pelo respeito ao direito constitucional de moradia é o objetivo central e dele, reforçam a resistência por justiça social para toda a classe trabalhadora.

Protestamos contra a desigualdade habitacional nas cidades, onde poucas pessoas possuem mais de um imóvel enquanto muitas estão sem teto e por isso, reivindicamos uma Reforma Urbana. Em sua essência o movimento busca a partir de ocupações de espaços públicos abandonados discutir questões ligadas ao direito à moradia digna para todos que, infelizmente, tem o seu direito à um lar tolhido devido à especulação imobiliária. Também fazem parte da pauta a luta contra o capitalismo, o acúmulo de riqueza, o direito à educação e a saúde. Tudo visando, essencialmente, uma mudança estrutural da nossa sociedade, exigindo do estado políticas transformativas e pontuais.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto está presente em 14 estados do país. MTST, a luta é pra valer!

Site: https://mtst.org

A Peabiru TCA é uma assessoria técnica de organização autônoma e multidisciplinar,  que procura estabelecer uma relação de troca entre os saberes técnico e popular. Articula-se em nível nacional no campo da Reforma Urbana, incidindo em espaços públicos de decisão política e construindo processos participativos na produção de cidades. Seu objetivo é contribuir para a universalização do direito à cidade e à moradia digna, por meio da construção e efetivação de políticas públicas e da assessoria técnica voltadas a populações vulneráveis, a organizações populares e sociais.

Site: http://www.peabirutca.org.br

Estudos da urbanização crítica e análise dos conflitos e contradições da produção do espaço, a partir de múltiplas dimensões: a) jurídico-política: sistema de justiça e direito de propriedade; disputas por direitos e produção de normatividade no cotidiano; b) economia política: neoliberalismo e financeirização; contradição entre capital, terra e trabalho; c) institucional: Estado, políticas públicas, regulação e mediação de interesses; d) subjetividades políticas e experiência do conflito.

Site: https://www.facebook.com/TransbordaEUC

O Taubman College de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Michigan visa criar um ambiente mais bonito, inclusivo e melhor para as gerações futuras. Por meio de educação e pesquisa interdisciplinar, preparamos graduados para cargos de responsabilidade em um amplo espectro de profissões, organizações e instituições que moldam o ambiente construído em escalas que variam do local ao global.

Em busca desses ideais por mais de 100 anos, o Taubman College oferece aos alunos do estado, do país e de todo o mundo um complemento de programas de graduação disciplinares e interdisciplinares que variam de pré-profissional, pós-profissional e doutorado. Nossos professores, funcionários e alunos comprometidos e enérgicos formam uma comunidade diversificada, criativa e colaborativa dentro da Universidade de Michigan, uma das maiores universidades de pesquisa do mundo.

O Taubman College tem uma longa tradição educacional que combina design e tecnologia. Hoje, continua a promover uma visão ampla da arquitetura e do planejamento urbano e regional no contexto de uma grande instituição de pesquisa.

Site: taubmancollege.umich.edu

A União dos Movimentos de Moradia (UMM) foi fundada em 1987 com o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. É uma articulação de movimentos que atuam na área de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões, ocupações e loteamentos. Sua atuação iniciou-se pela capital e Região Metropolitana e hoje atinge outras regiões do estado de São Paulo.

Site: https://sp.unmp.org.br 

Facebook: @umm.sp1

O Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) é uma organização de pesquisa independente que tem como objetivo produzir mudanças positivas em escala global.

Nós realizamos pesquisas originais e rigorosas que ajudam a impulsionar o progresso, apoiar o desenvolvimento sustentável e proteger o meio ambiente. Identificamos soluções locais que podem funcionar em escala e as introduzimos em fóruns globais.

Somos colaboradores estratégicos, inovadores, produtores de conhecimento e agentes de mudança. Nossa estratégia delineia como pretendemos crescer em escopo, alcance e reputação.

Site: https://www.iied.org/

Redes

BrCidades

 

Nos últimos quatro anos a rede BrCidades construiu coletivamente um projeto para as cidades do Brasil, através de contribuições de 17 núcleos estaduais, com acúmulos gerados por debates públicos, formações em territórios populares, seminários e Fóruns Nacionais com participação de mais de movimentos sociais, entidades técnicas, estudantis, profissionais em âmbito nacional, além de professoras/es e pesquisadoras/es de 25 universidades públicas e privadas. O objetivo do projeto é construir cidades economicamente dinâmicas, socialmente justas, culturalmente plurais e sustentáveis em termos ambientais.

Instagram: @brcidades 
Facebook: www.facebook.com.br/brcidades

Campanha Despejo Zero

 

A Campanha Nacional Despejo Zero – Em Defesa da Vida no Campo e na Cidade, criada por movimentos e organizações sociais, foi responsável por auxiliar dezenas de famílias pelo país durante a pandemia de coronavírus. Lançada no mês de junho de 2020, a ação busca resolver a situação de insegurança pela qual passam as famílias mais vulneráveis e também as pessoas em situação de rua.

@campanhadespejozero - Instagram, Facebook e Twitter

Household Water Insecurity Experience (HWISE)

 

A Rede de Coordenação de Pesquisa da Insegurança Hídrica Doméstica (HWISE) opera na intersecção estratégica da pesquisa, política e prática das ciências sociais.  A nossa missão é construir uma comunidade de prática e colaboração que promova análises-chave e avanços teóricos, juntamente com o desenvolvimento de protocolos de investigação e avaliações padronizadas para documentar, avaliar e compreender as causas e resultados da insegurança hídrica na escala doméstica.

A força do HWISE RCN reside na sua abordagem multidisciplinar e nas parcerias estabelecidas em todo o mundo. Os nossos objetivos são promover a pesquisa de ponta sobre as experiências e avaliações do HWISE, e criar uma rede que apoie a pesquisa científica e o desenvolvimento profissional. Esperamos que este trabalho possibilite uma maior consciência com relação à importância da segurança hídrica a nível doméstico nos programas, pesquisas científicas e desenvolvimento de políticas públicas. 

Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS)

 

O ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento promove a ação conjunta, autônoma e crítica de instituições acadêmicas e de movimentos sindicais e sociais de todo o país na efetivação do direito universal ao saneamento, por meio da gestão pública e democrática. O Observatório trabalha na perspectiva de que, a partir da produção e disseminação de dados, análises e estudos, seja possível enfrentar o processo de mercantilização da água e de privatização do saneamento, que tende a dificultar o acesso ao serviço, principalmente por parte da população mais pobre.

Facebook e Instagram: @ondas.observatorio

Observatório de Remoções

 

O Projeto Observatório de Remoções surgiu em 2012 a partir da iniciativa de pesquisadores do LabCidade, LabHab (FAUUSP) e LabJuta (UFABC). Em 2014 a proposta do observatório como projeto de pesquisa/extensão foi apresentada à Fundação Ford pelo LabJuta e LabCidade, com a colaboração da UNILA com o objetivo central monitorar, analisar, compreender e incidir sobre os processos coletivos de remoções em curso, em diferentes regiões metropolitanas do país, de forma a identificar não apenas quem são os atingidos e quais os impactos sobre suas vidas, como também a natureza dos processos, políticas e programas que removem, no quadro das atuais conformações sociais, econômicas e políticas globais e do país.

Facebook: https://www.facebook.com/observatorioderemocoes

Nos últimos quatro anos a rede BrCidades construiu coletivamente um projeto para as cidades do Brasil, através de contribuições de 17 núcleos estaduais, com acúmulos gerados por debates públicos, formações em territórios populares, seminários e Fóruns Nacionais com participação de mais de movimentos sociais, entidades técnicas, estudantis, profissionais em âmbito nacional, além de professoras/es e pesquisadoras/es de 25 universidades públicas e privadas. O objetivo do projeto é construir cidades economicamente dinâmicas, socialmente justas, culturalmente plurais e sustentáveis em termos ambientais.

Site: www.brcidades.org
Instagram: @brcidades 
Facebook: www.facebook.com.br/brcidades

A Campanha Nacional Despejo Zero – Em Defesa da Vida no Campo e na Cidade, criada por movimentos e organizações sociais, foi responsável por auxiliar dezenas de famílias pelo país durante a pandemia de coronavírus. Lançada no mês de junho de 2020, a ação busca resolver a situação de insegurança pela qual passam as famílias mais vulneráveis e também as pessoas em situação de rua.

Site: www.campanhadespejozero.org 

@campanhadespejozero – Instagram, Facebook e Twitter

A Rede de Coordenação de Pesquisa da Insegurança Hídrica Doméstica (HWISE) opera na intersecção estratégica da pesquisa, política e prática das ciências sociais.  A nossa missão é construir uma comunidade de prática e colaboração que promova análises-chave e avanços teóricos, juntamente com o desenvolvimento de protocolos de investigação e avaliações padronizadas para documentar, avaliar e compreender as causas e resultados da insegurança hídrica na escala doméstica.

A força do HWISE RCN reside na sua abordagem multidisciplinar e nas parcerias estabelecidas em todo o mundo. Os nossos objetivos são promover a pesquisa de ponta sobre as experiências e avaliações do HWISE, e criar uma rede que apoie a pesquisa científica e o desenvolvimento profissional. Esperamos que este trabalho possibilite uma maior consciência com relação à importância da segurança hídrica a nível doméstico nos programas, pesquisas científicas e desenvolvimento de políticas públicas. 

Site: https://hwise-rcn.org

O ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento promove a ação conjunta, autônoma e crítica de instituições acadêmicas e de movimentos sindicais e sociais de todo o país na efetivação do direito universal ao saneamento, por meio da gestão pública e democrática. O Observatório trabalha na perspectiva de que, a partir da produção e disseminação de dados, análises e estudos, seja possível enfrentar o processo de mercantilização da água e de privatização do saneamento, que tende a dificultar o acesso ao serviço, principalmente por parte da população mais pobre.

Site: ondasbrasil.org

Facebook e Instagram: @ondas.observatorio

O Projeto Observatório de Remoções surgiu em 2012 a partir da iniciativa de pesquisadores do LabCidade, LabHab (FAUUSP) e LabJuta (UFABC). Em 2014 a proposta do observatório como projeto de pesquisa/extensão foi apresentada à Fundação Ford pelo LabJuta e LabCidade, com a colaboração da UNILA com o objetivo central monitorar, analisar, compreender e incidir sobre os processos coletivos de remoções em curso, em diferentes regiões metropolitanas do país, de forma a identificar não apenas quem são os atingidos e quais os impactos sobre suas vidas, como também a natureza dos processos, políticas e programas que removem, no quadro das atuais conformações sociais, econômicas e políticas globais e do país.

Site: http://www.labcidade.fau.usp.br/observatorio-de-remocoes/
Facebook: https://www.facebook.com/observatorioderemocoes