10 anos do Observatório de Remoções

Autores

Em 2022 o Observatório de Remoções completa 10 anos de atividade. Para celebrar e refletir sobre esta trajetória, o seminário “Dez anos do Observatório de Remoções: balanços, desafios e perspectivas” vai refletir sobre as remoções na Região Metropolitana de São Paulo ao longo desse período: o que mudou nessa década na constituição de ameaças e nas resistências contra as remoções, os desafios atuais das lutas pelo direito à moradia, as ocupações e as políticas públicas que incidem sobre estes processos e o papel da cartografia e acompanhamento do OR na Região Metropolitana de São Paulo.

O seminário ocorre no dia 14 de maio, das 10 às 12h, como evento preparatório voltado para o tema das remoções da Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que terá lugar nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho. No Seminário, que será transmitido online no canal do youtube do LabCidade e na página do Facebook do Observatório de Remoções vão participar pesquisadores, ativistas, moradores de áreas ameaçadas de remoções, integrantes dos movimentos de moradia da região, professores, comunicadores que fizeram e fazem parte desta história.

O evento é uma realização do Observatório de Remoções com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, do Instituto Pólis e da Conferência Popular Pelo Direito à Cidade. Arte de divulgação de Pedro Lima.